segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

NG5 - DR2

A Importância do Computador!

O computador está sem dúvida na origem dos desenvolvimentos a nível das tecnologias de informação e é a grande revolução das últimas décadas pois vem permitir uma comunicação global e o seu uso por um cada vez maior número de utilizadores veio revolucionar a maneira de nos informarmos e comunicarmos."As novas descobertas, científicas e tecnológicas [que incluem as denominadas tecnologias de informação], estão hoje integradas na produção de bem-estar, conforto e felicidade, integrando-se no mundo doméstico, do trabalho, da saúde, da segurança, dos transportes, informação e comunicação, não havendo, hoje, nenhum sector da vida das cidades ou dos campos que não tenha sido totalmente transformado pelo seu impacto." Hoje em dia o computador está intrinsecamente ligado á sociedade, aliás podemos dizer até que está em todo o lado. A nível profissional foram muitas as vantagens que o computador veio trazer. O computador associado aos meios de produção veio alterar os métodos e processos produtivos. As máquinas ficaram dotadas de meios que lhes permitiu realizar tarefas autonomamente só dependendo de um comando dado pelo computador. Com a aplicação do computador às máquinas a produção veio sendo aumentada, aumentando também a qualidade, a perfeição e a rapidez de execução dos produtos.
O computador relativamente á organização de uma empresa traz muitas vantagens pois estas utilizam sistemas ligados aos recursos humanos (folhas de pagamento); à contabilidade; à gestão de stocks (este tipo de sistemas informáticos são sistemas muito importantes numa empresa, pois permitem a consulta do que existe em armazém, da entrada e saída de produto (…)).
Através de um computador com acesso à Internet podemos fazer compras, fazer pesquisas diversas, realizar vendas, fazer consultas bancárias, fazer reuniões através da vídeo conferencia etc. Nas comunicações o computador também trouxe alterações significativas permitindo via Internet estar on-line a tempo inteiro com determinadas pessoas e/ou instituições. No âmbito pessoal o computador foi sempre parte integrante da minha vida desde o ensino secundário em que frequentei o curso tecnológico de informática e no qual tive disciplinas tais como: Aplicações informáticas, técnicas e linguagens de programação, tecnologias de informação e estrutura organização e tratamento de dados. No âmbito profissional e mais concretamente na loja onde trabalhei usei o computador como forma de consultar os stocks, consultar totais de vendas, consultar totais de vendas por produto, executar pedidos de mercadoria para outras lojas e fornecedores através do Outlook (programa de envio e recepção de emails), fazer etiquetas de preços com Word (editor de texto) etc. Do meu ponto de vista e tendo em conta a rapidez com que as tecnologias evoluem, o computador será cada vez mais uma das mais importantes ferramentas de trabalho em todos os sectores da indústria.

CLC NG-5 DR1






Os telemóveis desempenharam um papel importante na criação de uma nova linguagem, mediada pelas redes de telemóveis, dinamizando a língua portuguesa sem a ameaçar nem a substituir, acrescentando-lhe uma nova expressividade, embora o exagero e a falta de respeito pelos espaços e por quem nos rodeia leve á reflexão do seu uso quer em contexto privado ou público.Na minha opinião o uso dos telemóveis no contexto público deveria ser de uso restrito. As restrições aplicavam-se nas repartições públicas, espaços de saúde, escolas e em todos os locais onde se desenvolvam trabalhos ou actividades específicas. Há uma grande falta de civismo e respeito de grande parte dos utilizadores, se vamos a uma igreja, cinema ou consulta medica entre outras, devemos no mínimo colocar o telemóvel em silencio, sabendo que, deveremos respeitar estes e outros espaços, em que são apresentados e discutidos temas, que não devem ser interrompidos ou perturbados por um toque ou uma conversa alheia aos assuntos ali tratados. O telemóvel faz parte do quotidiano de muitas crianças, jovens e adultos e ocupa um lugar tão importante na nossa vida, que é difícil pensar não usá-lo, mas esse uso, no meu entender, tem que ser feito de forma correcta, com equilíbrio.Acho que é ai que reside o problema, temos a liberdade de usar as coisas, mas nem sempre nos preocupamos com os outros, se os incomodamos ou perturbamos. No domínio privado, em casa já uso mais o telemóvel com menos restrições. Mas numa reunião ou conversa com os familiares faço os possíveis para não usar o telemóvel. Nunca me faço acompanhar do telemóvel quando estou a fazer uma refeição. Cabe a cada um de nós lembrar-se que “a nossa liberdade termina onde começa a de outra pessoa.”Sem regras e sem limites não se consegue viver, nem estar em grupo e em sociedade e há que encontrar a melhor forma de gerir o uso de tecnologia, nos diversos sectores da esfera social. Que se continue a usar a tecnologia, mas com o devido respeito pelos outros!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

CLC NG-5 DR1

Os Telemóveis!

Na nossa sociedade, o uso do telemóvel é bastante útil a vários níveis como por exemplo a nível pessoal ou profissional. Hoje em dia o telemóvel é um bem, apesar de ter alguns contras. Mas como na vida há-de haver sempre prós e contras, só se torna prejudicial o uso de telemóvel em excesso/exagero. A realidade é que quando surgiu o telemóvel, algumas pessoas o adquiriam, outras não, ou porque não tinham dinheiro ou porque ainda não era bem divulgado e ao comprarem, a marca, o modelo não interessava, hoje, isso já não acontece. O ser humano, hoje em dia, pretende ter um telemóvel que esteja na “moda” que seja o melhor e que vá de encontro às suas necessidades do dia-a-dia. E daí nos tempos que correm os telemóveis terem os mais variados tipos de aplicações, tais como: calculadora, Leitor de Mp3, rádio, bússolas, máquina de filmar, máquina fotográfica, GPS, Internet, medidor de ruído (…). Apesar de haver telemóveis que em termos de características se parecem com os antigos e que estatisticamente está comprovado que fazem menos mal ao ser humano este hoje em dia prefere escolher modelos topo de gama e que cientificamente está comprovado que são muito mais prejudiciais para a saúde. Adquiri o meu primeiro telemóvel aos 18 anos, um Panasonic “ultra leve”. Na altura não adquiri por necessidade foi mais por uma questão de moda, tendo em conta que todos os meus colegas de escola tinham, resolvi então adquirir um para não me sentir deslocado. Hoje em dia e ao longo da minha vida o telemóvel tem desempenhado um papel importante na minha vida quer a nível pessoal quer a nível profissional. Pessoalmente o telemóvel desempenhou um papel importante na minha vida tendo em conta que se não tivesse nenhum nunca tinha conhecido a minha namorada, mas isso é outra história. Profissionalmente nos locais onde trabalhei o telemóvel era sempre considerado uma importante ferramenta de trabalho, era usado como meio de comunicação entre empresa e clientes e entre filiais para facilitar a rotação dos produtos. Na actualidade os telemóveis são um fenómeno mundial, mas uma questão se coloca. O que seria de nós sem os telemóveis? Penso que é cada vez mais difícil responder a esta questão tendo em conta o papel importante que o telemóvel desempenha na vida das pessoas nos dias que correm. Penso, que esta questão deveria ser colocada aos idosos pois são a faixa etária que nos poderia responder com mais imparcialidade. As outras faixas etárias estão tão dependentes dos telemóveis que nunca poderiam ser imparciais relativamente a esta matéria. Como tal, o conselho que dou a quem ler esta reflexão é, usem o telemóvel com moderação porque se os nossos antepassados conseguiram viver sem eles nós também conseguimos.