quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Reflexão MassMedia NG5 DR3/DR4

O Homem, desde sempre, necessitou de comunicar, ou seja, trocar ideias, expressar opiniões, no fundo partilhar algo com os seus semelhantes. Tendo em conta um período relativamente recente, apareceram os MassMedia, que englobam, entre outros, o cinema, a televisão, a rádio, a imprensa e mais recentemente a Internet que é considerado o maior depósito artístico de sempre. Os MassMedia são não só um produto da história, mas desempenham, actualmente, um papel muito próprio na formação da história.
Hoje, quer consciente quer inconscientemente, os media tornaram-se parte integrante da nossa vida quotidiana tendo em conta tanto a perspectiva individual como a perspectiva social. Na minha opinião, pode-se então afirmar que os MassMedia são efectivamente um potentíssimo meio de controlo, da sociedade. Os MassMedia são extraordinariamente poderosos e, perante esse poder nós encontramo-nos relativamente indefesos podendo tornar-nos "presa fácil" deles. Crianças e mesmo adultos menos preparados podem ser facilmente enganados e manipulados pelos conteúdos dos meios de comunicação, em especial dos conteúdos que se relacionam com a violência, sexualidade, a raça e mesmo a ideologia.
O aparecimento dos meios de comunicação de massas não se deu ao acaso mas resultou da necessidade de transmissão rápida e eficaz da informação que se destina a um elevado número de pessoas. A rapidez é uma característica muito importante pois o objectivo deste tipo de comunicação é atingir o maior número de pessoas no menor espaço de tempo, principalmente se se tratar de um acontecimento de importância social relevante. Esse acontecimento é relevante e "absorvido" imediatamente, desactualizando-se no momento seguinte.
A TELEVISÃO: "A Caixinha que mudou o mundo”
Talvez não seja demasiado atrevido dizer, e talvez com apoio absoluto da maior parte da população mundial, que a televisão é nada mais, nada menos do que o media mais importante no quotidiano das pessoas.
A televisão é cultura para uns e destruição e violência para outros; essa "caixinha mágica" constitui, por um lado, motivo de debate para os adultos, por outro, objecto de culto para as crianças.
A televisão está cada vez mais a fazer o papel dos pais, é uma espécie de "babysitter" electrónica que desperta a atenção da criança, acalmando a sua impaciência e irritabilidade. Mas as crianças não são todas iguais e utilizam o televisor para se divertirem e não para se instruírem. Eu penso que esta última informação é pura teoria pois as crianças ao verem televisão interiorizam modelos de comportamento e mesmo valores que tendem a imitar. Este facto pode tornar-se perigoso pelo simples facto de a criança não ver na televisão o seu próprio mundo nem mesmo uma representação real do mundo que a rodeia.
As pessoas, por vezes, ou por ignorância ou por conformismo não sabem fazer uma leitura adequada da informação, nem mesmo uma selecção dos programas que devem ou não ver.
Continuará a existir violência na televisão e nos restantes media como na vida, porque há sempre um lado escuro na natureza humana.
A televisão na minha vida sempre esteve presente e tal como eu muita gente foi influenciada pela publicidade que passa nos vários canais de televisão. Na minha opinião os canais de televisão são em parte responsáveis pela crise económica que se vive, porque passam notícias fatalistas e exageradas a toda a hora sobre empresas a abrirem falência ou a despedirem funcionários. Enfim espalham o pânico em vez de transmitirem uma mensagem de esperança ás pessoas. E depois como se isto não bastasse ainda passam milhares de anúncios publicitários a incentivarem as pessoas a recorrerem ao crédito fácil.
O CINEMA!
O cinema apareceu em Portugal durante os "loucos anos 20" encarnando essa nova época de prazer e optimismo com todos os valores e comportamentos a ela ligados. Considera-se esta época como sendo de optimismo, pois apesar das grandes dificuldades de vida nunca houve tanto luxo e tanto gosto pelos divertimentos assim como pelos bens supérfluos.
O cinema começou por consistir em mais uma atracção presente em barracas de feira ou mesmo em espectáculos de circo, sendo considerado um divertimento para os pobres. Apresenta-se como sendo um acontecimento social que conquistou, ao longo dos tempos, pessoas de todas as classes sociais.
Actualmente o cinema é um dos marcos da nossa civilização moderna, em constante mutação e em ruptura com o passado e basicamente funciona para as pessoas como um escape para a rotina e os problemas do dia-a-dia. No cinema em cada filme as pessoas podem dar azo ás suas fantasias ou seja podem “vestir a pele das suas personagens favoritas”.
A Internet
A Internet é uma das mais importantes invenções do último século.
Desengane-se quem pensa o contrário, mas realmente a internet assumiu proporções gigantescas, a todos os níveis. Quer social, económico, cultural.
Sendo neste momento um dos mais importantes veículos de comunicação nacional e internacional.
Actualmente pode-se dizer que a internet tem tudo quer para o bem quer para o mal. Por exemplo nós até há bem pouco tempo atrás para ver televisão, ouvir rádio e falar ao telemóvel precisávamos de três aparelhos como é obvio, hoje em dia basta-nos ter acesso a uma computador e á internet que já podemos ver t.v. ouvir rádio falar com outras pessoas através do Messenger ou de salas de chat, até já há sites onde podemos criar o nossa próprio canal de televisão . Basicamente a internet serve para efectuar troca de informação, aprendizagem, acesso rápido a bibliotecas digitais e acesso a documentação do nosso interesse, disponível na rede.
Desde sempre a procura de emprego preocupa a população. Nos dias de hoje é muito difícil encontrar um emprego à medida da pessoa em questão, a pesquisa deste torna-se mais fácil para quem tem acesso à Internet. Em vez de ir a diversos locais à procura de emprego, tem acesso, na Internet, a propostas de trabalho do seu agrado e que tenham a ver com os seus interesses e, para o qual se formou.
Até mesmo para responder a um anúncio de emprego, a Internet é útil porque é possível enviar o currículo ou carta de apresentação por correio electrónico, o que torna o processo muito mais rápido. A Internet facilita o trabalho em muitas profissões. Um bom exemplo é o facto de um professor poder procurar ajuda na rede para preparar uma aula.
Na minha vida profissional a internet também desempenhou um papel importante, na loja onde trabalhei usava a internet como veículo de informação entre lojas e fornecedores.

Actualmente se um estudante pretende encontrar algo que não conste nos livros a que tem acesso, pode sempre pesquisar na maior fonte de informação mundial, a Internet.
A comunicação entre diferentes culturas é fundamental no desenvolvimento sociocultural de qualquer pessoa. Portanto, um conhecimento de várias línguas e de várias culturas por parte de um estudante pode ser importante para o futuro. Os estudantes com acesso à Internet têm maior possibilidade de pesquisar sobre as profissões, os cursos e as suas saídas profissionais e quais as universidades que leccionam os cursos desejados. Os estudantes em condições especiais puderam assistir a aulas por vídeo conferência caso a sua Universidade os ajudar nesse aspecto. Nas Universidades é de facto imprescindível o uso da Internet, por exemplo, podermos ter acesso a material de apoio à aula, ter a possibilidade de ver notas, saber informações ou novidades sobre uma disciplina, etc.
A internet tem também um “lado negro” onde existem sites de pedofilia, sites a incitar á violência etc… Como tal deve ser usada com moderação e bom senso.

As pessoas, com os MassMedia, apesar de estarem ligadas a todo o mundo, estão mais afastadas que nunca. Os MassMedia trouxeram o conhecimento, mas tiraram o afecto, o calor humano. Neste momento conhece-se mais e vive-se menos.
Vivemos numa sociedade extremamente materialista criada principalmente pelos MassMedia.

1 comentário:

Ferreira disse...

Optima reflexão acerca do mass media, uma critica construtiva e estruturante relativa aos meios de comunicação que nos facilitam ou controlam o nosso quotidiano :D